30 de abril de 2015

Intercâmbio



Existem várias formas de intercâmbio educacional. 
Os mais conhecidos geralmente são os escolares, realizados durante o curso do ensino médio brasileiro, em que os estudantes passam de seis meses a um ano em outro país, morando com famílias locais ou em casas estudantis. 
Muitas pessoas acham que esse processo é uma fuga do momento da escolha profissional, postergando a decisão. Pode até ser verdade... 
Mas mesmo quem não fez um intercâmbio na ápoca do colégio pode querer realizar durante a faculdade e no pós-graduação, parte ou totalidade do curso no exterior.
Seja como for, uma experiência em outro país pode oferecer um momento único de autoconhecimento, onde se pode experimentar uma visão singular do mundo, de si e dos outros.
Uma nova cultura traz aprendizagens e ampliação do seu modo de ver os fatos, além de, muitas vezes, oferecer uma oportunidade de primeiro trabalho para muitos jovens.
Mas também esse processo de amadurecimento só acontece se a pessoa está aberta para ele. 
Para quem pode e deseja programar um intercâmbio, algumas dicas podem ser encontradas em

http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/01/08/confira-instituicoes-que-dao-bolsas-de-estudo-para-brasileiros-em-mais-de-30-paises.htm

29 de abril de 2015

A todo vapor

Escolher uma profissão inclui planejar sua carreira:
como trilhar seu caminho, o que esperar de si e do mercado; aproveitar melhor suas habilidades e estimular a constante relação com o trabalho. 
Escolher uma profissão é definir um fazer.
Trabalhar é muito mais do que escolher uma profissão aos 17 anos, até porque na maioria das vezes nem sequer temos a dimensão global do que significa aquela profissão em nossa vida, ou como aquela profissão pode nos dar dinheiro, satisfação, reconhecimento, utilidade social.
Trabalhar é um fazer constante e fundamental na vida de todo ser humano. Mesmo aqueles que não possuem um trabalho formal, tem uma atividade, acabam de alguma forma criando um sistema de constante fazer, um ideal ou uma tarefa feita repetidamente.
Isso demonstra a necessidade inerente às pessoas de se movimentar, de tentar, pensar e agir, mesmo que de forma pequenina. "O trabalho dignifica o homem", é uma frase um tanto verdadeira, me parece.
É na busca de um fazer que se encontram as mais ínfimas conquistas da humanidade, assim como as mais extraordinárias. 
Às vezes parece que algumas pessoas estão fazendo nada, absolutamente nada. Não é verdade. Alguma coisa estão fazendo, nem que seja na imaginação.
Dessa forma, o que parece ser nossa questão é como de fato incluir algo de surpreendente no trabalhar, como sair da pura repetição, da metodologia, como transformar ele em um trabalho, uma profissão que se renova sempre, num profissional que pensa fora da caixa.
é fundamental ter um propósito, um desejo muito grande de atingir os outros com seu fazer, de trilhar um caminho desconhecido, de persistir.
E isso pode ser conquistado quando estamos com o maior acesso possível a nossa criatividade, quando sabemos onde, como e perto de quais pessoas demonstrá-la, a nosso favor e a todo vapor.

22 de abril de 2015

Escolha Profissional inclui Planejamento de Carreira


Ao contrário do que muita gente pensa, não existe jeito fácil de escolher uma profissão.

Embora seja um processo interno, que só a própria pessoa é capaz de realizar, há muitos fatores que podem auxiliar ou prejudicar a escolha.
A pressão dos pais, a rotina de estudo, a falta de independência financeira, o bombardeio de informações de "como fazer isso certo", fórmulas mágicas de amigos e professores acabam muitas vezes abalando a confiança e a criatividade do jovem.
O perfil profissional de uma pessoa pode se ajustar em diversas profissões.
Só porque alguém é extrovertido não significa que precisa fazer Comunicação ou quem gosta de matemática escolher Engenharia.
As habilidades se entrecruzam de milhares formas, de maneira que é possível visualizar uma mesma pessoa em diferentes profissões, desde que um bom planejamento de carreira seja feito.
Por isso um bom trabalho de Escolha Profissional deve incluir o Planejamento de Carreira, oferecendo uma visão da vida adulta e da realidade do mercado de trabalho.
Trabalhar pode ser a concretização da mistura de várias facetas. Inclusive, devido à complexidade do processo de Escolha Profissional e o que ele representa, é importante que muitas parcelas dos seus interesses se realizem na escolha.
Nada está estagnado. A profissão de sua escolha pode sofrer as influências do seu jeito. Autenticidade é o que faz bons profissionais, pois são aqueles que saem do padrão, arriscam e inovam. Enfim, usam a criatividade.

15 de abril de 2015

Sem respostas fechadas

A Escolha Profissional pode ser criativa.

Esse momento de vida inclui diversas dúvidas, agrupa todas as experiências da sua vida e os sonhos que foram sendo construídos durante sua trajetória. Por isso só pode ser um momento de extrema importância.

Para realizar essa busca é necessário reflexão, planejamento e conhecimento. É necessário que haja um encontro do seu eu criança e do seu eu adulto, que ainda está por vir. É um processo difícil e duro, de juntar passado, presente e futuro.

E esses encontros são possíveis conforme vamos usando todo nosso potencial, deixando abertas várias portas, ensaiando uma vida desejada.

Nesse processo tudo é possível. Nada é impossível.

É fundamental um lugar onde se possa fazer todo esse caminho. Onde se possa realmente encontrar possibilidades e satisfação, sem respostas fechadas. Onde se possa encontrar espaço para o aprofundamento necessário e para essa escolha ser criativa.

9 de abril de 2015

Escolha profissional como caminho à criatividade

Decidir qual profissão escolher, ainda na adolescência, é uma tarefa árdua. É extremamente necessário que projetos sejam construídos no sentido de auxiliar aos jovens pensar acerca dos inúmeros fatores que envolvem uma escolha tão profunda. A cada dia novos cursos são criados, gerando mais dúvidas sobre o que fazer. Vemos como muitos adolescentes sofrem com a obrigatoriedade de escolher uma profissão “para o resto da vida”, com as pressões familiares, as frustrações de escolhas feitas anteriormente e o planejamento de uma vida independente e adulta.

Em um processo de Escolha Profissional, essas questões, assim como muitas outras, podem ser trabalhadas, auxiliando os jovens em seu autoconhecimento, para que assim possam identificar quais áreas oferecem maior satisfação aos seus interesses e habilidades. Ao olharmos mais profundamente as diferentes profissões, perceberemos o quanto uma atividade tangencia a outra, possibilitando que uma mesma pessoa possa se identificar com mais de uma profissão. 

E justamente nesse ponto estão as maiores angústias dos jovens, pois, para eles, ter uma profissão é abrir mão de todas as outras; esquecer seus sonhos de infância ou os planos feitos com os amigos de poder explorar o mundo e suas potencialidades ao máximo e ser criativo. Não é segredo para ninguém que os jovens acham os adultos incrivelmente monótonos, chatos, pouco ousados e nada criativos. Aqui também se iniciam a idolatria de artistas, como músicos e poetas: eles seriam os adultos que deram certo, foram além do estabelecido e fizeram acontecer.

Percebemos como os jovens se angustiam com todo esse processo, que está incluído no pacote da escolha profissional, de crescer, ganhar dinheiro, dedicar muito tempo (muitas vezes bem mais tempo do que o esperado) para o trabalho. Inclusive os jovens tem muita dificuldade em visualizar uma profissão e suas respectivas tarefas, ou seja, a noção de trabalhar fica distanciada da escolha de uma profissão, de modo que as responsabilidades do cotidiano da vida adulta são negadas.

Nesse contexto, um projeto para a escolha profissional deve ampliar o auxílio ao jovem, possibilitando-o identificar pontes entre seus diversos interesses e o uso que pode fazer deles dentro de uma mesma profissão, dinamizando sua ideia acerca do trabalho. Com ferramentas criativas, pode-se auxiliar o jovem a compreender a forma de aprendizagem que mais utiliza nos estudos, que nada mais é do que uma expressão de sua forma de ver o mundo e de estar nele. Se o adolescente perceber em quais tarefas e momentos do seu dia ele demonstra maior habilidade, e, mais importante, maior satisfação em realizar, poderá fazer links desse dinamismo com as opções profissionais que o interessam. Além disso, é possível, de forma criativa, incentivar o empenho e a dedicação imprescindíveis para o desenvolvimento de sua carreira, a partir da preparação para as dificuldades existentes no mercado de trabalho.

Dessa forma, os jovens sentem maior confiança em si mesmos e conseguem planejar uma carreira, ao invés de simplesmente escolher uma profissão, já que podem imaginar como desempenharão aquele trabalho e quais estratégias podem lançar mão a fim de planejar sua entrada no mercado. Refletindo acerca de si mesmo e dos vários aspectos de suas vidas (que acabam por culminar todos nesse momento de escolha profissional) os jovens sentem-se mais preparados e autorizados a seguir utilizando sua criatividade no seu futuro trabalho.

Pensamos que, dessa maneira, o adolescente tem mais motivação e condições de se preparar para as provas do vestibular e do ENEM ou repensar uma escolha feita anteriormente, pois sente que não está abandonando totalmente os seus sonhos e seu potencial criativo e irreverente (típico dos jovens). Esse processo pode gerar adultos mais realizados profissionalmente, ao passo que eles conseguem conciliar a dura realidade do mercado com a alegria de transformar ideias.

5 de abril de 2015

O Projeto Escolha Profissional

Com técnicas criativas e debates acerca da realidade do mundo do trabalho, auxiliamos na construção de referências para o planejamento de carreira.

Acreditamos que o uso da criatividade pode impulsionar uma boa escolha profissional, então trabalhamos com jogos e dinâmicas bem criativas.

Montamos, em parceria com a Design em Folha um jogo de tabuleiro que permite aos participantes refletir, desbravar as referências para suas escolhas e planejar o futuro. Com questões diferentes e pensadas especificamente para o assunto, o jogo “Desafios da Vida” permite aos jovens a expressão de seus desejos e o planejamento de carreira.

O Projeto Creare - Escolha Profissional trabalha em grupos com jovens que buscam ampliar sua compreensão acerca do mercado de trabalho. Com técnicas criativas, auxiliamos no mapeamento dos interesses, das formas de aprendizagem e estudo e das habilidades, construindo referências para cada possível profissão. O foco do projeto se estende ao planejamento de carreira e das redes de contato, a partir da ampliação do autoconhecimento e por fim da criatividade.

Cada profissão tem suas particularidades e ao saber isso é possível montar um plano de carreira. O interessante é avaliar o que é melhor fazer agora, traçando um caminho para o desenvolvimento de sua profissão, já pensando em networking e preparação para o mercado.

O objetivo é auxiliar a fazer uma escolha levando em conta todo seu potencial e a realidade do mercado de trabalho, com pesquisas e debates que montamos.


Um espaço criativo para a reflexão acerca do mundo do trabalho e da escolha profissional.