Ao contrário do que muita gente pensa, não existe jeito fácil de escolher uma profissão.
Embora seja um processo interno, que só a própria pessoa é capaz de realizar, há muitos fatores que podem auxiliar ou prejudicar a escolha.
A pressão dos pais, a rotina de estudo, a falta de independência financeira, o bombardeio de informações de "como fazer isso certo", fórmulas mágicas de amigos e professores acabam muitas vezes abalando a confiança e a criatividade do jovem.
O perfil profissional de uma pessoa pode se ajustar em diversas profissões.
Só porque alguém é extrovertido não significa que precisa fazer Comunicação ou quem gosta de matemática escolher Engenharia.
As habilidades se entrecruzam de milhares formas, de maneira que é possível visualizar uma mesma pessoa em diferentes profissões, desde que um bom planejamento de carreira seja feito.
Por isso um bom trabalho de Escolha Profissional deve incluir o Planejamento de Carreira, oferecendo uma visão da vida adulta e da realidade do mercado de trabalho.
Trabalhar pode ser a concretização da mistura de várias facetas. Inclusive, devido à complexidade do processo de Escolha Profissional e o que ele representa, é importante que muitas parcelas dos seus interesses se realizem na escolha.
Nada está estagnado. A profissão de sua escolha pode sofrer as influências do seu jeito. Autenticidade é o que faz bons profissionais, pois são aqueles que saem do padrão, arriscam e inovam. Enfim, usam a criatividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário