21 de maio de 2015

Dados do evento do dia 02 de junho de 2015

Numa parceria que une cultura e o melhor da culinária árabe, o Kaftas Bistrô abre as portas para a proposta do Projeto Creare de inovar na criação de espaços de interlocução entre o cotidiano e a criatividade.
O que é mais gostoso do que ter alguém que cozinha harmonizando os alimentos para nós? 

Venha fritar os miolos numa conversa acalorada entre a Psicanálise e a Culinária.
Projeto Creare + Kaftas = Conversa de Cozinha

O primeiro evento ocorrerá no próximo dia 02, reverberando o tema 
"Criatividade na Cozinha"
em conversa entre a psicanalista Luísa Puricelli Pires e dicas do chef Caporal!
Para todos os públicos!

DADOS DO EVENTO:
Dia 02 de junho de 2015
Terça-feira ÀS 20:00
Local do evento: Rua Passos da Pátria, 73

ESPECIFICIDADES:
Segurança no local
Lugar aconchegante
Vagas limatidíssimas!

INGRESSOS:
Pelo e-mail projetocreare@gmail.com ou telefone (51) 9313-9782 com Tatiana

Valor do ingresso: R$ 80,00
                              inclui: antepasto, entrada, prato principal e sobremesa
                              inclui: palestra e debate
                              não inclui: bebida

Projeto Creare - Conversa de Cozinha

Dizem que a cozinha é o coração da casa.
Nela acontecem as confraternizações, as conversas, as maiores movimentações e até algumas brigas.
Quem cozinha, adora conquistar pelo seu fazer culinário, onde demonstra afeto e criatividade.
Quem tem medo de cozinhar, com certeza pelo menos já teve uma boa aventura na arte culinária para compartilhar.
Assim como toda arte contemporânea, a cozinha voltou a ter importância para o público ocidental nos últimos dez anos. Os temperos, as tradições e as inovações fazem muito sentido mesmo para aqueles que ainda são fãs de fastfood.
A comida é uma forma de demonstrar cuidado. As mães são as primeiras a exercer essa função e de certa forma são para sempre uma referência, mesmo aquelas que não cozinham muito bem.
Aqueles que tem alergias ou restrições alimentares, os adolescentes que se inciam na cozinha e no potencial de prover comida para si mesmos, os cozinheiros profissionais e mesmo os que moram sozinhos, cada um tem uma relação única com a culinária.
Cada pessoa possui em sua história memórias, temperos e referências ligadas à comida que a tocam profundamente.
Percebendo a importância da culinária em nossas vidas, o Projeto Creare criou Conversa de Cozinha, um espaço criativo onde se possa realizar trocas culturais, ao som de bons temas da Psicanálise e com sabores espetaculares da cozinha do Kaftas Bistrô, restaurante árabe em Porto Alegre.

14 de maio de 2015

Estudar e Trabalhar


Muitos jovens precisam trabalhar para poder estudar, devido à falta de recurso da família para sustentar a busca da profissão desejada.
Outros estudam para um dia trabalhar, enfocando nas provas do vestibular e ENEM, a fim de conquistar a entrada em uma universidade.
Seja qual caminho esteja fazendo parte da sua vida nesse momento, saiba desde agora que, muito provavelmente, estes dois verbos farão sempre parte do seu cotidiano.
Estudar é mais do que necessário, não apenas para começar sua vida profissional, mas também para mantê-la.
Atualmente não existe profissão que não se enriqueça com o constante estudo por parte do profissional. 
Talvez você não vá ter o mesmo jeito de estudar, talvez não envolva livros... talvez envolva muitos deles. Talvez seja apenas durante um pós (reciclagem constante), ou uma pesquisa de mercado, ou o tempo todo.
O mais importante é estar certo que isso não acaba na entrada da faculdade. E nem depois dela. A diferença é que até lá você terá tido mais tempo para entender qual seus maiores interesses e sua forma mais produtiva de estudar... Se tiver feito um planejamento de carreira.
Nesse contexto, o trabalhar é costurado pelo seu prática, que é costurada pelo seu estudo: um conjunto que constrói sua colcha profissional, uma identidade que tem tudo para ser reconhecida, mais cedo ou mais tarde.


7 de maio de 2015

Angústias inerentes ao processo de escolha profissional

Angústias dos jovens em relação à Escolha Profissional vai muito além do que a escolha de uma área profissional:
- Perder a liberdade
- Ter que abrir mão da criatividade
- Não passar no vestibular
- Conciliar estudos e trabalho
- Ter mais obrigações do que prazer no que faz
- Demorar muitos anos para ter dinheiro
- Fazer uma escolha e depois se arrepender
- Desenvolver habilidades de comunicação
- Trabalhar a insegurança e auto confiança
- Ficar sem emprego
- Não ter reconhecimento pelo seu esforço
- Trabalhar X Lazer

30 de abril de 2015

Intercâmbio



Existem várias formas de intercâmbio educacional. 
Os mais conhecidos geralmente são os escolares, realizados durante o curso do ensino médio brasileiro, em que os estudantes passam de seis meses a um ano em outro país, morando com famílias locais ou em casas estudantis. 
Muitas pessoas acham que esse processo é uma fuga do momento da escolha profissional, postergando a decisão. Pode até ser verdade... 
Mas mesmo quem não fez um intercâmbio na ápoca do colégio pode querer realizar durante a faculdade e no pós-graduação, parte ou totalidade do curso no exterior.
Seja como for, uma experiência em outro país pode oferecer um momento único de autoconhecimento, onde se pode experimentar uma visão singular do mundo, de si e dos outros.
Uma nova cultura traz aprendizagens e ampliação do seu modo de ver os fatos, além de, muitas vezes, oferecer uma oportunidade de primeiro trabalho para muitos jovens.
Mas também esse processo de amadurecimento só acontece se a pessoa está aberta para ele. 
Para quem pode e deseja programar um intercâmbio, algumas dicas podem ser encontradas em

http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/01/08/confira-instituicoes-que-dao-bolsas-de-estudo-para-brasileiros-em-mais-de-30-paises.htm

29 de abril de 2015

A todo vapor

Escolher uma profissão inclui planejar sua carreira:
como trilhar seu caminho, o que esperar de si e do mercado; aproveitar melhor suas habilidades e estimular a constante relação com o trabalho. 
Escolher uma profissão é definir um fazer.
Trabalhar é muito mais do que escolher uma profissão aos 17 anos, até porque na maioria das vezes nem sequer temos a dimensão global do que significa aquela profissão em nossa vida, ou como aquela profissão pode nos dar dinheiro, satisfação, reconhecimento, utilidade social.
Trabalhar é um fazer constante e fundamental na vida de todo ser humano. Mesmo aqueles que não possuem um trabalho formal, tem uma atividade, acabam de alguma forma criando um sistema de constante fazer, um ideal ou uma tarefa feita repetidamente.
Isso demonstra a necessidade inerente às pessoas de se movimentar, de tentar, pensar e agir, mesmo que de forma pequenina. "O trabalho dignifica o homem", é uma frase um tanto verdadeira, me parece.
É na busca de um fazer que se encontram as mais ínfimas conquistas da humanidade, assim como as mais extraordinárias. 
Às vezes parece que algumas pessoas estão fazendo nada, absolutamente nada. Não é verdade. Alguma coisa estão fazendo, nem que seja na imaginação.
Dessa forma, o que parece ser nossa questão é como de fato incluir algo de surpreendente no trabalhar, como sair da pura repetição, da metodologia, como transformar ele em um trabalho, uma profissão que se renova sempre, num profissional que pensa fora da caixa.
é fundamental ter um propósito, um desejo muito grande de atingir os outros com seu fazer, de trilhar um caminho desconhecido, de persistir.
E isso pode ser conquistado quando estamos com o maior acesso possível a nossa criatividade, quando sabemos onde, como e perto de quais pessoas demonstrá-la, a nosso favor e a todo vapor.

22 de abril de 2015

Escolha Profissional inclui Planejamento de Carreira


Ao contrário do que muita gente pensa, não existe jeito fácil de escolher uma profissão.

Embora seja um processo interno, que só a própria pessoa é capaz de realizar, há muitos fatores que podem auxiliar ou prejudicar a escolha.
A pressão dos pais, a rotina de estudo, a falta de independência financeira, o bombardeio de informações de "como fazer isso certo", fórmulas mágicas de amigos e professores acabam muitas vezes abalando a confiança e a criatividade do jovem.
O perfil profissional de uma pessoa pode se ajustar em diversas profissões.
Só porque alguém é extrovertido não significa que precisa fazer Comunicação ou quem gosta de matemática escolher Engenharia.
As habilidades se entrecruzam de milhares formas, de maneira que é possível visualizar uma mesma pessoa em diferentes profissões, desde que um bom planejamento de carreira seja feito.
Por isso um bom trabalho de Escolha Profissional deve incluir o Planejamento de Carreira, oferecendo uma visão da vida adulta e da realidade do mercado de trabalho.
Trabalhar pode ser a concretização da mistura de várias facetas. Inclusive, devido à complexidade do processo de Escolha Profissional e o que ele representa, é importante que muitas parcelas dos seus interesses se realizem na escolha.
Nada está estagnado. A profissão de sua escolha pode sofrer as influências do seu jeito. Autenticidade é o que faz bons profissionais, pois são aqueles que saem do padrão, arriscam e inovam. Enfim, usam a criatividade.

15 de abril de 2015

Sem respostas fechadas

A Escolha Profissional pode ser criativa.

Esse momento de vida inclui diversas dúvidas, agrupa todas as experiências da sua vida e os sonhos que foram sendo construídos durante sua trajetória. Por isso só pode ser um momento de extrema importância.

Para realizar essa busca é necessário reflexão, planejamento e conhecimento. É necessário que haja um encontro do seu eu criança e do seu eu adulto, que ainda está por vir. É um processo difícil e duro, de juntar passado, presente e futuro.

E esses encontros são possíveis conforme vamos usando todo nosso potencial, deixando abertas várias portas, ensaiando uma vida desejada.

Nesse processo tudo é possível. Nada é impossível.

É fundamental um lugar onde se possa fazer todo esse caminho. Onde se possa realmente encontrar possibilidades e satisfação, sem respostas fechadas. Onde se possa encontrar espaço para o aprofundamento necessário e para essa escolha ser criativa.

9 de abril de 2015

Escolha profissional como caminho à criatividade

Decidir qual profissão escolher, ainda na adolescência, é uma tarefa árdua. É extremamente necessário que projetos sejam construídos no sentido de auxiliar aos jovens pensar acerca dos inúmeros fatores que envolvem uma escolha tão profunda. A cada dia novos cursos são criados, gerando mais dúvidas sobre o que fazer. Vemos como muitos adolescentes sofrem com a obrigatoriedade de escolher uma profissão “para o resto da vida”, com as pressões familiares, as frustrações de escolhas feitas anteriormente e o planejamento de uma vida independente e adulta.

Em um processo de Escolha Profissional, essas questões, assim como muitas outras, podem ser trabalhadas, auxiliando os jovens em seu autoconhecimento, para que assim possam identificar quais áreas oferecem maior satisfação aos seus interesses e habilidades. Ao olharmos mais profundamente as diferentes profissões, perceberemos o quanto uma atividade tangencia a outra, possibilitando que uma mesma pessoa possa se identificar com mais de uma profissão. 

E justamente nesse ponto estão as maiores angústias dos jovens, pois, para eles, ter uma profissão é abrir mão de todas as outras; esquecer seus sonhos de infância ou os planos feitos com os amigos de poder explorar o mundo e suas potencialidades ao máximo e ser criativo. Não é segredo para ninguém que os jovens acham os adultos incrivelmente monótonos, chatos, pouco ousados e nada criativos. Aqui também se iniciam a idolatria de artistas, como músicos e poetas: eles seriam os adultos que deram certo, foram além do estabelecido e fizeram acontecer.

Percebemos como os jovens se angustiam com todo esse processo, que está incluído no pacote da escolha profissional, de crescer, ganhar dinheiro, dedicar muito tempo (muitas vezes bem mais tempo do que o esperado) para o trabalho. Inclusive os jovens tem muita dificuldade em visualizar uma profissão e suas respectivas tarefas, ou seja, a noção de trabalhar fica distanciada da escolha de uma profissão, de modo que as responsabilidades do cotidiano da vida adulta são negadas.

Nesse contexto, um projeto para a escolha profissional deve ampliar o auxílio ao jovem, possibilitando-o identificar pontes entre seus diversos interesses e o uso que pode fazer deles dentro de uma mesma profissão, dinamizando sua ideia acerca do trabalho. Com ferramentas criativas, pode-se auxiliar o jovem a compreender a forma de aprendizagem que mais utiliza nos estudos, que nada mais é do que uma expressão de sua forma de ver o mundo e de estar nele. Se o adolescente perceber em quais tarefas e momentos do seu dia ele demonstra maior habilidade, e, mais importante, maior satisfação em realizar, poderá fazer links desse dinamismo com as opções profissionais que o interessam. Além disso, é possível, de forma criativa, incentivar o empenho e a dedicação imprescindíveis para o desenvolvimento de sua carreira, a partir da preparação para as dificuldades existentes no mercado de trabalho.

Dessa forma, os jovens sentem maior confiança em si mesmos e conseguem planejar uma carreira, ao invés de simplesmente escolher uma profissão, já que podem imaginar como desempenharão aquele trabalho e quais estratégias podem lançar mão a fim de planejar sua entrada no mercado. Refletindo acerca de si mesmo e dos vários aspectos de suas vidas (que acabam por culminar todos nesse momento de escolha profissional) os jovens sentem-se mais preparados e autorizados a seguir utilizando sua criatividade no seu futuro trabalho.

Pensamos que, dessa maneira, o adolescente tem mais motivação e condições de se preparar para as provas do vestibular e do ENEM ou repensar uma escolha feita anteriormente, pois sente que não está abandonando totalmente os seus sonhos e seu potencial criativo e irreverente (típico dos jovens). Esse processo pode gerar adultos mais realizados profissionalmente, ao passo que eles conseguem conciliar a dura realidade do mercado com a alegria de transformar ideias.

5 de abril de 2015

O Projeto Escolha Profissional

Com técnicas criativas e debates acerca da realidade do mundo do trabalho, auxiliamos na construção de referências para o planejamento de carreira.

Acreditamos que o uso da criatividade pode impulsionar uma boa escolha profissional, então trabalhamos com jogos e dinâmicas bem criativas.

Montamos, em parceria com a Design em Folha um jogo de tabuleiro que permite aos participantes refletir, desbravar as referências para suas escolhas e planejar o futuro. Com questões diferentes e pensadas especificamente para o assunto, o jogo “Desafios da Vida” permite aos jovens a expressão de seus desejos e o planejamento de carreira.

O Projeto Creare - Escolha Profissional trabalha em grupos com jovens que buscam ampliar sua compreensão acerca do mercado de trabalho. Com técnicas criativas, auxiliamos no mapeamento dos interesses, das formas de aprendizagem e estudo e das habilidades, construindo referências para cada possível profissão. O foco do projeto se estende ao planejamento de carreira e das redes de contato, a partir da ampliação do autoconhecimento e por fim da criatividade.

Cada profissão tem suas particularidades e ao saber isso é possível montar um plano de carreira. O interessante é avaliar o que é melhor fazer agora, traçando um caminho para o desenvolvimento de sua profissão, já pensando em networking e preparação para o mercado.

O objetivo é auxiliar a fazer uma escolha levando em conta todo seu potencial e a realidade do mercado de trabalho, com pesquisas e debates que montamos.


Um espaço criativo para a reflexão acerca do mundo do trabalho e da escolha profissional.

22 de janeiro de 2015

A orientação vocacional X Escolha Profissional

Projeto Creare busca originalidade, não seguindo as normas já estabelecidas para chegar ao objetivo da Escolha Profissional. Mais do que uma orientação vocacional, vemos esse momento como uma oportunidade de realizar uma escolha, escolha de vida, escolha de tarefas, de quem se quer ser, escolha das prioridades; é a preparação para o futuro.

Só consegue fazer uma escolha 

quem é dono de si. 

A Escolha de uma profissão reflete o sujeito como um todo. A profissão ocupa grande parte de sua vida, podendo ser fonte de reconhecimento e gratificação no futuro, estando diretamente relacionada ao enfrentamento das diferentes situações da vida adulta.

A profissão traz reconhecimento 

para quem gosta do que faz. 



O Projeto de Escolha Profissional desenvolve jovens em um trabalho de grupo surpreendente, que visa ativar o autoconhecimento e a criatividade, passando por pontos pessoais e coletivos relevantes a esse processo.

               Vamos além do teste-padrão, das técnicas

                       de mapear interesse por áreas e do resultado                                         imediato e estagnado.


Oferecemos condições para a escolha profissional, explorando criativamente os padrões de relacionamento, aprendizagem e interesses de cada um.

Criatividade

Ser criativo é aceitar as adversidades, observá-las, e, depois, criar novas possibilidades ativamente.

A criatividade é produzida no coletivo, pois, mesmo quando um artista trabalha sozinho, ele é produto do meio onde vive. E, por isso, trabalhamos com grupos.

Ao mesmo tempo, a criatividade é uma representatividade, um testemunho, um movimento de criação, que diz respeito ao desejo de cada um em realizar algo. Auxiliamos na identificação desse desejo.

10 de janeiro de 2015

Pro. Escolha Profissional

Público: jovens que estão planejando ou repensando sua Escolha Profissional

Tempo: 1 entrevista 

              8 encontros em grupo de 1h30min
              1 entrevista de construção de referências junto ao participante

Local: Projeto Creare, Porto Alegre/RS (entre em contato com as organizadoras por e-mail ou telefone)


Como trabalhamos:
*Debates, investigação dos interesses, fala e escuta entre os participantes.
*Expansão da criatividade.
*Mapeamento das formas de aprendizagem de cada um, identificando estilos de pensar e agir.
*Técnicas únicas como
Jogo DESAFIOS DA VIDA, Montagens e Construção de Referências.
*Respeito ao tempo e produção de cada um.
*Orientação contínua de duas psicólogas.

Contato: projetocreare@gmail.com ou 'quem somos'


8 de janeiro de 2015

Criado pelas psicólogas Luísa Puricelli Pires e Tatiana Facchin D´Ávila, o Projeto Creare utiliza os benefícios do trabalho em grupo e o diferencial de técnicas e métodos criativos para alcançar objetivos conhecidos.
A ideia é trabalhar com prerrogativas psicológicas para ampliar o potencial criativo dos clientes, auxiliando-os a enfrentar diferentes situações da vida.

No momento, o Creare conta com dois subprojetos, relacionando-se à Escolha Profissional e Habilidades Sociais.